20 maio 2013

"Vingadores VS. X-Men" funcionaria no cinema?

Eu diria que não, mas estava cogitando a possibilidade e resolvi compartilhar a minha conclusão com vocês.
O fato é que desde março a Panini publica aqui no Brasil a série que foi o evento da Marvel no ano passado, nos EUA.

Na trama, mais uma vez o planeta Terra se torna foco da Fênix (lembra dela dos quadrinhos ou do filme X-Men 2?) indo de encontro a Esperança, descendente de Scott Summers, o Ciclope.
Enquanto que para os mutantes, a Fênix pode ser uma última chance de salvação para a raça homo superiors, outros heróis, que formam os Vingadores acreditam que o destino da Terra pode estar em risco.

A partir daí, as duas equipes começam a se enfrentar para colocarem seus pontos de vista, pondo heróis contra heróis.

A primeira vista pode parecer uma história dos X-Men, por nos direcionar àquela que é encarada como messias dos mutantes, porém aos poucos vemos que não é tão simples, pois se o Yng é Esperança, o Yang é a Feiticeira Escarlate, que quase dizimou a raça mais evoluída do planeta.

Recentes notícias, aliás, indicam que a Feiticeira Escarlate irá ser personagem nos dois filmes vindouros da franquia dos mutantes, tanto quanto em Vingadores 2. Não apenas a Feiticeira Escarlate como também Mercúrio, o seu irmão. Porém, nos dois filmes serão encarnados por atores diferentes e terão talvez histórias não totalmente iguais. Mas esta notícia até favorece a ideia de que um encontro poderia acontecer.


Apesar de que essa fusão das histórias seria um grande caça-niqueis, sabemos que por enquanto quem detém para si os direitos de imagem sobre a equipe de Wolverine e companhia é a Fox,e as do Homem-Aranha, que é nos quadrinhos um integrante dos Vingadores, são atualmente da Sony.


Ou seja...o primeiro empecilho seria a união dos três estúdios (Marvel, Sony e Fox) o que pode de começo causar conflitos de interesse, pois nenhum dos estúdios irá querer desmerecer sua parte do projeto.
Mas ignorando esse pequeno fato, digamos que fosse acontecer esse encontro, ele poderia dar certo?

Como disse no começo, na minha opinião, não funcionaria muito bem. Muitos personagens, muitas explicações prévias e universos a serem guiados para os fatos cruciais da trama o que poderia levar ao menos um filme de cada franquia. Isso ignorando as diferenças visuais criadas para as duas franquias, pois enquanto que os Vingadores tiveram um identidade criada sem preocupações com cores, lembramos que os X-Men foram desde o primeiro filme bem discretos, com seus uniformes de couro preto, o que poderia até criar uma certa estranheza quando o confronto começasse.

O caminho que a Marvel trilhou nos últimos anos, desde o primeiro Homem de Ferro, levou o estúdio a conseguir fechar o ciclo até Vingadores. Cenas pós-créditos, pequenas ligações entre os filmes, como os personagens Agente Coulson, Nick Fury, por exemplo e alguns easter eggs foram os grandes responsáveis por criar esse universo coeso que rendeu no fim das contas os 1,5 bilhões de dólares em bilheteria bem merecidos, enquanto que em contrapartida, agora os X-Men estão começando a fechar as pontas do seu último filme da trilogia, com a ajuda do universo "First Class".

O problema principal para quem desejaria ver este grande encontro de heróis, ao meu ver, é a grande quantidade de personagens presentes e que poderiam se tornar importantes para a trama, e que correndo o risco de que algum não aparecesse, choveriam críticas de fãs sentindo a falta de uma maior participação de seu ídolo, e isso é uma das últimas coisas que os estúdios desejam.

Talvez a história funcionasse em um seriado, talvez até animado, tendo em vista as animações bacanas que estão sendo lançadas nos últimos anos.
Enfim, por mais improvável que um dia teremos a chance de ver a pancadaria comendo solta entre as equipes do Capitão América contra a do Ciclope, sonhar até que não custa, mas melhor fazer com os pés no chão e sem muita esperança.

Você teria alguma ideia de como essa junção dos heróis poderia funcionar? Deixe sua opinião nos comentários.