Tudo começou em um desses sites de concorrência criativa, onde uma sujeito ou empresa preenche um pequeno briefing sobre a demanda que necessita, estipula uma premiação e um prazo e os vários entusiastas do design e afins começam a postar suas propostas até que no fim, apenas um seja escolhido pelo "cliente" recebendo o valor pré estabelecido pelo mesmo enquanto todos os outros ficam a ver navios.
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Mufasa: Veja filho, tudo que o Sol toca é o mercado de trabalho. Simba: E aquela parte escura ali, pai? Mufasa: Ali é o design, você nunca deve ir lá! |
Claro que muitos dos que participam dali apresentam propostas bem abaixo do que se esperaria de um profissional, mas o que mais irrita muitos designers que vivem disso é justamente o fato de que muitos criam projetos criativos de graça enquanto, mesmo o ganhador acaba recebendo uma merreca.
À primeira vista parece um bom negócio, principalmente pra quem está começando a carreira, pois os primeiros clientes são os mais difíceis de se conseguir e obviamente a chance de ter a visibilidade gerada pela mídia de uma artista, por como é o caso aqui, é tentador tentar a sorte. Mas nesse tipo de caso, realmente é necessária bastante sorte, até mais do que talento.
Esse caso em questão começou quando provavelmente alguém da equipe da Kelly Key postou em um destes sites a demanda de uma identidade visual com a premiação de R$ 1000,00, o que insultou alguns profissionais por trazer à tona mais uma vez a desvalorização da área, uma das grandes queixas de quem segue carreira nesse mercado, respondendo à altura com divertidíssimas propostas para o projeto.
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